Mais de 11 milhões de chaves Pix tiveram informações cadastrais expostas após um incidente de segurança no Sistema de Busca de Ativos do Poder Judiciário (Sisbajud), que conecta o Poder Judiciário ao Banco Central. A falha foi registrada entre os dias 20 e 21 de julho e confirmada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na noite de quarta-feira (23).
De acordo com o CNJ e o Banco Central, 11.003.398 chaves Pix foram acessadas indevidamente. Os dados comprometidos incluem o nome do titular, chave Pix, instituição bancária, número da conta e da agência. O problema foi corrigido rapidamente, e, segundo as instituições, não houve vazamento de dados sensíveis como senhas, saldos ou transações bancárias.
O Sisbajud é o sistema utilizado para bloqueio e rastreamento de valores em processos judiciais e substituiu o antigo BacenJud. O CNJ comunicou que, em breve, disponibilizará uma plataforma online para que os cidadãos consultem se foram afetados. A recomendação é que a verificação seja feita apenas pelo site oficial do CNJ.
O Banco Central classificou o impacto como baixo, mas afirmou que adotou medidas para investigar o ocorrido e que publicará mais informações na sua página oficial sobre vazamentos e exposições relacionados ao Pix.