Bahia lidera ranking de violência com 5 cidades entre as 10 mais perigosas do Brasil

A Bahia aparece com destaque negativo no Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024: cinco cidades baianas estão entre as 10 mais violentas do Brasil. Em números absolutos, o estado lidera o ranking nacional de violência. Quando considerada a taxa proporcional à população, a Bahia é o segundo estado mais violento do país, ficando atrás apenas do Amapá.

O levantamento foi divulgado nesta quinta-feira (24) pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, com base nos dados do ano anterior. Jequié, localizada no sudoeste baiano, ocupa a segunda posição no ranking nacional de violência, atrás apenas de Maranguape (CE). Também figuram na lista as cidades de Juazeiro, Camaçari, Simões Filho e Feira de Santana.

Apesar da posição preocupante, houve sinais de melhora. A Bahia teve uma redução de 8,4% nas mortes violentas em relação ao ano anterior. Quatro das cinco cidades baianas no topo do ranking registraram queda nas taxas de homicídio. Juazeiro foi a única que apresentou aumento.

As taxas de violência são calculadas com base em mortes violentas por grupo de 100 mil habitantes. Confira os números de 2024:

CidadePosição no rankingTaxa em 2023Taxa em 2024
Jequié84,477,6
Juazeiro74,476,2
Camaçari90,674,8
Simões Filho75,971,4
Feira de Santana10º74,565,2

Outras cidades baianas que também aparecem no ranking, embora em posições mais baixas, são Porto Seguro, Santo Antônio de Jesus, Ilhéus e Salvador.

De acordo com o Fórum, a violência nessas localidades está diretamente relacionada a disputas entre facções criminosas pelo controle do tráfico de drogas.

A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP-BA) declarou que tem trabalhado para combater o crime organizado e que houve redução nas mortes violentas nos últimos dois anos — queda de 6% em 2023 e de 8,2% em 2024. A SSP informou ainda que a Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO) atuou de forma específica em Jequié, o que teria contribuído para a estabilidade nos índices da cidade. No entanto, não foram fornecidos detalhes sobre o tipo de ação realizada.

Compartilhar :

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode gostar...